O analista do comportamento no contexto hospitalar

relato de uma experiência no desenvolvimento de estratégias de intervenção junto a pacientes oncológicos

  • Renata Garcia de Almeida Moraes Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Renata Moreira da Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Carmen Garcia de Almeida Universidade de São Paulo - USP

Resumo

A crescente prática do analista do comportamento em realidades institucionais diversificadas e complexas, como, por exemplo, o hospital, tem exigido o repensar dessa prática profissional, no sentido de reformular posturas e delinear novas estratégias de intervenção. Sabe-se que o atendimento a pacientes oncológicos é uma das intervenções a ser realizada pelo psicólogo da saúde nos hospitais. O câncer é um problema de saúde pública, que tem a prevenção, o diagnóstico precoce e a reabilitação como pontos fundamentais da luta contra a doença. Quando não é possível curar, o alívio do sofrimento torna-se o alvo de intervenção. O presente artigo relata a experiência de uma estagiária de Psicologia em um hospital que atende a pacientes com câncer da cidade de Londrina e região e tem como objetivos descrever algumas dificuldades encontradas durante o desenvolvimento do estágio e apontar possíveis soluções para as mesmas. O trabalho foi desenvolvido com 80 pacientes oncológicos e 15 familiares e teve a duração de um ano e meio. Foram atendidos pacientes das alas de quimioterapia e cobalto terapia, bem como pacientes internados para procedimentos pré e pós-cirúrgicos. Para a realização das intervenções adotaram-se os pressupostos teóricos da Análise do Comportamento, ao mesmo tempo em que se procurou criar estratégias de intervenção que pudessem solucionar, ou ao menos minimizar as dificuldades encontradas pelos pacientes. A implementação das intervenções mostrou que as estratégias desenvolvidas foram efetivas no sentido de aliviar o sofrimento e propiciar adaptação às contingências produzidas pela doença, ambiente hospitalar, procedimentos de tratamento e isolamento do convívio familiar, dentre outras. O artigo aponta para a necessidade de um trabalho em equipe interdisciplinar que possa melhor atender os objetivos de atuação de cada área individualmente, integrando esforços que possam contemplar mais amplamente a saúde e qualidade de vida da população atendida.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Análise do Comportamento pela UEL- Universidade Estadual de Londrina. E-mail:renatagarcia.moraes@ gmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Supervisora acadêmica e Mestre em Análise do Comportamento pela UEL. E-mail: renata_moreira01@hotmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-Doutora em Psicologia Clínica pela USP- Universidade de São Paulo. E-mail:carmengarciaalmeida@hotmail.com

Publicado
2018-08-01
Como Citar
MORAES, Renata Garcia de Almeida; DA SILVA, Renata Moreira; DE ALMEIDA, Carmen Garcia. O analista do comportamento no contexto hospitalar. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 26, n. 51, p. 27-37, ago. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/256>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos