Uso do laboratório de enfermagem
Resumo
Esta pesquisa foi realizada no laboratório de enfermagem (L.E.) em um Centro Universitário na Cidade de Londrina, tendo como objetivos demonstrar a importância da utilização do L.E. para os alunos da graduação, verificar as técnicas que os alunos sentem dificuldade, saber o que estimula e desestimula os alunos em estarem utilizando o mesmo e identificar o que os alunos e professores pensam do L.E. Para realização deste estudo foram elaborados dois instrumentos, sendo um destinado aos alunos e outro aos professores, contendo questões abertas e fechadas. Para o desenvolvimento do trabalho foi necessário estudo bibliográfico visando obter conhecimento sobre o assunto, além da realização de reuniões das monitoras para tabular e analisar os dados que foram coletados através dos questionários. Durante todo o desenrolar do estudo, houve supervisão e orientações por parte da docente responsável. Foram respondidos 88 questionários pelos alunos e 7 pelos professores. No decorrer da análise dos dados coletados destacou-se a junção entre as colocações feitas pelos alunos e professores para melhorar o empenho do uso do laboratório, no que diz respeito ao que está sendo oferecido em termos de materiais e tipo de treinamento realizado. Concluiu-se que o L.E. é fundamental no desenvolvimento dos acadêmicos e que tanto os alunos como professores esperam materiais suficientes para uso, aulas e treinamentos mais dinâmicos que estimulem os alunos além do empenho da monitoria para assessorar os mesmos. Estas colocações motivaram a monitoria em buscar novos conhecimentos e a resolução de problemas em conjunto.