Conflito entre carinho e trabalho: uma análise em professoras primárias

  • Renata Fabrin
  • Lydia Akemy Onesti

Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal conhecer as condições que permeiam o cotidiano de trabalho de professoras do ensino fundamental. Visou também analisar os impactos das exigências dessa profissão sobre a sua saúde psicológica. Participaram 20 professoras do sexo feminino, residentes na cidade de Bela Vista do Paraíso, com idades entre 23 e 49 anos, sendo todas casadas e com filhos. A percepção que elas detém sobre a profissão implica em ser “mãe”, amiga, companheira, além de educadora. Constatou-se que as condições de trabalho e as exigências no desempenho de suas atribuições desgastam-nas física e emocionalmente, apresentando sintomas depressão, irritabilidade, ansiedade e insatisfação no trabalho, os quais caracterizam a fase de exaustão. 

Biografia do Autor

Renata Fabrin

Psicóloga graduada pela Unifil.

Lydia Akemy Onesti

 Docente do Curso de Psicologia da UniFil. Mestre em Psicologia. Orientadora da presente pesquisa. E-mail: lydiaakemy@hotmail.com

Publicado
2022-06-14
Como Citar
Fabrin, R., & Onesti, L. (2022). Conflito entre carinho e trabalho: uma análise em professoras primárias. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 18(34), 105-113. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2537/2308
Seção
Artigos