Nas pegadas dos bóias-frias: fundamentos epistemológicos sobre as fontes originária de um projeto de educação popular – APEART

  • Joaquim Pacheco de Lima

Resumo

O autor aqui narra a sua intervenção direta junto a um Projeto de Educação Popular (APEART), analisando criticamente os pressupostos históricos e epistemológicos no caminhar da experiência. Expõe o movimento das referências teóricas do projeto de educação popular, que contraditoriamente, refaz a inclusão/exclusão dos bóias-frias, tornando-os reféns e objeto, no processo de institucionalização.

##submission.authorBiography##

Joaquim Pacheco de Lima

 Docente da UniFil. Professor e pesquisador de Filosofia da Educação. Mestrando em  Sociologia. Pesquisador  sobre Assalariados  Rurais e  Vilas Rurais. Presidente do PEART (1992-94). Sócio-fundador da APEART. E-mail: joaquimpco@uol.com.br

Publicado
2022-06-14
Como Citar
Lima, J. (2022). Nas pegadas dos bóias-frias: fundamentos epistemológicos sobre as fontes originária de um projeto de educação popular – APEART. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 18(34), 10-25. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2530/2301
Seção
Artigos