Educação superior e a formação do profissional da educação: reflexos da crise da universidade no brasil

  • Eunice Ladeia Guimarães Lima
  • Magali Aparecida Alves de Moraes
  • Mauren T. Grubisich Mendes Tacla

Resumo

Este artigo analisa alguns aspectos relacionados à crise da Universidade no Brasil. Entre eles a sua desvinculação com a realidade, seus currículos defasados, seu saber fragmentado, a desvalorização da carreira docente e o escasso incentivo à pesquisa. São apontados vários autores que defendem a produção e disseminação do conhecimento produzido na Universidade e a formação de professores continuamente alimentada pela pesquisa e pelo ensino. Faz uma breve retrospectiva histórica sobre a criação do Curso de Pedagogia e sua evolução face à legislação vigente.

Biografia do Autor

Eunice Ladeia Guimarães Lima

 Docente da Faculdade de Educação de Osvaldo Cruz – SP. Pedagoga. Mestre e doutoranda em Educação/UNESP – Marília – SP. 

Magali Aparecida Alves de Moraes

 Docente da Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA – Marília - SP. Psicóloga, Mestre e doutoranda em Educação/UNESP – Marília - SP

Mauren T. Grubisich Mendes Tacla

 Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Filadélfia – UniFil. Enfermeira, Mestre em Educação/UEL – Londrina – PR. Aluna especial do Programa de Doutorado em Educação da UNESP – Marília – SP.

Publicado
2022-06-14
Como Citar
Lima, E., Moraes, M., & Tacla, M. (2022). Educação superior e a formação do profissional da educação: reflexos da crise da universidade no brasil. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 17(33), 17-23. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2518/2288
Seção
Artigos