Análise do tesauro do Supremo Tribunal Federal (TSTF): a escassez de termos tecnológicos

  • Thiago Leandro Moreno

Resumo

Vivemos em um mundo dinâmico onde as relações sociais são voláteis, incertas, complexas e ambíguas, que proporcionou uma modificação extrema nas formas de relações sociais e comerciais. Audiências, consultas médicas, treinamentos esportivos e inúmeras formas de contratações realizadas pela modalidade virtual. E o Direito está pronto para regular essas relações de forma ampla, garantido as partes o justo equilíbrio e garantia da ordem social e econômica? Assim, o estudo em tela busca analisar o Tesauro do Supremo Tribunal Federal (TSTF) e individualizar a presença (ou não) de termos tecnológicos inseridos no cotidiano das relações jurídicas, iniciando uma discussão se os Órgãos Jurisdicionais do Estado brasileiro estão acompanhando a velocidade de atualização da sociedade e de uma necessária atualização desses bancos de dados que se encontrariam potencialmente defasados.

##submission.authorBiography##

Thiago Leandro Moreno

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Direito, Sociedade e Tecnologias da Escola de Direito das Faculdades Londrina. Advogado, Coordenador de Curso e Professor.

Publicado
2021-12-13
Como Citar
MORENO, Thiago Leandro. Análise do tesauro do Supremo Tribunal Federal (TSTF): a escassez de termos tecnológicos. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 37, n. 73, p. 228-244, dez. 2021. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2473>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos