Nutrição de novilhas de reposição

  • Elaine Cristina Garcia
  • Kássia Amariz Pires Menolli

Resumo

A produção leiteira cresce e ganha força a cada dia que passa, é uma forma de empreendimento da pecuária que precisa ser administrada por profissionais capacitados sendo um fator essencial para equilibrar a atividade. O futuro dos rebanho leiteiros estão na recria de novilhas para reposição de vacas leiteiras velhas que já não produzem mais em quantidade e qualidade. Elas são o futuro dando continuidade aos rebanhos. O manejo sanitário e o manejo nutricional corretos em cada fase da vida desde o nascimento é de extrema importância para que os custos com esses animais não sejam exacerbados. As novilhas de reposição tem grande importância na rentabilidade de uma propriedade, devido aos números totais de partos no primeiro ano. A melhoria genética também influência na qualidade dos animais que serão utilizados no futuro como reposição seja com a qualidade, quantidade de leite e potencial reprodutivo. A alimentação deve ter atenção especial pois ela influencia diretamente no crescimento e idade do primeiro parto e consequentemente nos custos de criação. Novilhas necessitam de dietas mais densas para atingirem mais precocemente a idade do primeiro parto e deixarem o rebanho de reposição pois quanto mais tempo permanecem nesses rebanhos mais os custos se elevam, necessitam de nutrientes para seu crescimento e mantença, pois necessitam de grande quantidade de energia para manter temperatura, resposta imune a doenças, crescimento de músculos e tecidos, funções básicas do organismo para mantê-las vivas O desenvolvimento deve ser satisfatório para as novilhas iniciarem precocemente a vida reprodutiva aos 15 meses o que reflete em ganhos nas lactações futuras. Espera-se que novilhas leiteiras tenham características de boa produtora, média de vida longa e peso de acordo com os padrões estabelecidos por criadores.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Garcia

Acadêmica de Medicina Veterinária do Centro Universitário Filadélfia UNIFIL, Londrina, PR, Brasil. E-mail: nannygarcia78@gmail.com

Kássia Amariz Pires Menolli

Professora Doutora de Medicina Veterinária do Centro Universitário Filadélfia UNIFIL, Londrina, PR, Brasil

Publicado
2021-12-09
Como Citar
GARCIA, Elaine Cristina; MENOLLI, Kássia Amariz Pires. Nutrição de novilhas de reposição. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 37, n. 73, p. 58-68, dez. 2021. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2470>. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##