Métodos não-farmacológicos para alívio da dor durante o trabalho de parto: revisão integrativa

  • Gabrieli Regina Gonçalves
  • Carolina Mathiolli
  • Leia Pereira
  • Thaise Castanho da Silva
  • Adriana Bragantine

Resumo

Objetivo: identificar na literatura científica os métodos não farmacológicos para alívio da dor durante o trabalho de parto utilizados no Brasil. Método: revisão de literatura integrativa, utilizando-se a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), onde, após estratégia de busca, sete artigos foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Resultados: constatou-se predomínio dos seguintes métodos não farmacológicos: banho de aspersão/chuveiro, exercícios perineais com bola, deambulação, massagem e exercício respiratórios. Conclusão: conclui-se que, embora, seja visível que na última década o uso dos métodos não farmacológicos para o alívio da dor do parto e redução da ansiedade tem sido implantado, ainda é deficiente o sistema de informação, sendo que muitas gestantes chegam ao parto sem conhecer esses métodos.

Biografia do Autor

Gabrieli Regina Gonçalves

Aluna do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário Filadélfia – UniFil. Londrina/PR

Carolina Mathiolli

Docente do curso de graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Filadélfai – UniFil

Leia Pereira

Docente do curso de graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Filadélfai – UniFil

Thaise Castanho da Silva

Docente do curso de graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Filadélfai – UniFil

Adriana Bragantine

Docente do curso de graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Filadélfai – UniFil. Contato: adriana.bragantine@unifil.br

Publicado
2021-09-23
Como Citar
GONÇALVES, Gabrieli Regina et al. Métodos não-farmacológicos para alívio da dor durante o trabalho de parto: revisão integrativa. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 37, n. especial, p. 328-338, set. 2021. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2443>. Acesso em: 28 mar. 2024.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>