Auditoria de enfermagem e a redução dos custos hospitalares

uma revisão sistemática

  • Roberto Tavares
  • Damares T. Biazin

Resumo

A auditoria teve início nas empresas com a revolução industrial, objetivando a avaliação de seus desempenhos para permitir sua continuidade ou não. Com os investimentos das empresas no ramo de saúde e ainda com o crescente aumento dos custos em saúde na rede pública e privada, esta prática chegou aos hospitais, operadoras, saúde pública e demais prestadores de serviços de saúde, com o objetivo de manter-se no mercado altamente competitivo, melhorando seu desempenho tanto na qualidade dos serviços prestados, nos resultados financeiros obtidos, além de garantir uma melhor assistência à saúde prestada ao usuário. O presente trabalho é uma revisão sistemática que objetivou encontrar artigos, estudos publicados à respeito da Auditoria de Enfermagem na contribuição da redução dos custos hospitalares, conhecendo o papel do Enfermeiro Auditor, bem como o que se tem feito para otimização dos custos de materiais e medicamentos sem prejudicar a assistência prestada, garantido um serviço de qualidade com resultados. Pesquisa realizada na Base de Dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), utilizando-se os seguintes descritores: Redução de Custos Hospitalares; Auditoria em Saúde; Auditoria Administrativa; Auditoria de enfermagem; Gastos Hospitalares; Materiais e Medicamentos. Após a análise foram utilizados nove artigos que apresentavam textos completos em português, verificou-se que a auditoria é instrumento fundamental para nortear as ações de enfermagem, sendo o enfermeiro auditor de contas hospitalares de grande relevância, auxiliando na educação permanente, na elaboração de protocolos, normas e rotinas, podendo elevar o nível de atendimento e os resultados positivos atingidos, sendo de cunho financeiro bem como na qualidade da assistência prestada.

Biografia do Autor

Roberto Tavares

Enfermeiro Supervisor do Hospital São Lucas de Bandeirantes. Especialista em Administração Hospitalar e Auditoria em Sistemas de Saúde

Damares T. Biazin

Professora Doutora, Enfermeira, Docente do Curso de Especialização em Auditoria em Saúde. Orientadora da Monografia

Publicado
2018-07-31
Como Citar
TAVARES, Roberto; BIAZIN, Damares T.. Auditoria de enfermagem e a redução dos custos hospitalares. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 27, n. 52, p. 57-68, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/243>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos