Adolescência

uma resposta a demanda social

  • Silvia do Carmo Pattarelli Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Fabrício Ramos de Oliveira Centro Universitário Filadélfia (UniFil)

Resumo

Esse estudo busca elucidar a adolescência enquanto um momento construído pela relação indivíduo / mundo e pelas transformações sócio-culturais da sociedade. Em outras palavras, entendemos que a adolescência é uma resposta as demandas de determinado contexto – em particular da modernidade – que modificou a relação vida privada / vida pública e notabilizou o jovem como um ser ativo, histórico e social. Diante disso, esse trabalho, pautada na visão da Psicologia SócioHistórica, pretende desnaturalizar a adolescência como uma fase natural e conflituosa da vida e possibilitar que o jovem seja visto como agente transformador de seu meio. Para tanto, essa pesquisa busca promover condições para a expressão da subjetividade de adolescentes em SemiLiberdade e em Internação no Cense Londrina I, com o objetivo de dar voz e essa população infanto-juvenil e aproximar o trabalho psicológico da realidade deles. Por meio de atividades com esses jovens, esse estudo acredita na força transformadora desses jovens bem como dos próprios profissionais que lidam com eles, possibilitando a expressão dos sentidos que eles tem do mundo, suas habilidades, como também, a ressignificação do contexto em que tanto eles como nós (estagiários) estamos inseridos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professora orientadora, docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Filadélfia – UniFil. Email: silvia.pattarelli@ unifil.br.

##submission.authorWithAffiliation##

Discente do 5º ano do curso de Psicologia do Centro Universitário Filadélfia – UniFil. ramosfo42@hotmail.com.

Publicado
2018-07-31
Como Citar
PATTARELLI, Silvia do Carmo; DE OLIVEIRA, Fabrício Ramos. Adolescência. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 27, n. 53, p. 135-144, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/236>. Acesso em: 24 fev. 2021.
Seção
Artigos