Análise do efeito de um protocolo de respiração consciente para controle da ansiedade em momento de pandemia pelo Sars-Cov-2

  • Roberta Ramos Pinto IFPR
  • Berenice Tomoko Tatibana IFPR
  • Fabiano dos Santos IFPR
  • Fernanda Gomes IFPR
  • Filipe Ricardo de Carvalho Hasché IFPR
  • Lilian Graziele Souza Bellino IFPR
  • Rafael Mendes Pereira IFPR

Resumo

A pandemia pelo SARS-COV2 trouxe um contexto na qual a saúde mental é ponto importante para as pessoas que, pelo isolamento social, vivenciam momentos de ansiedade. O objetivo foi avaliar um protocolo de intervenção em um grupo de alunos de cursos técnicos de uma Instituição Federal de Ensino que se propôs auxiliar na vivência deste momento pandêmico. Para tanto, foram convidados alunos dos cursos técnicos da saúde incluindo Massoterapia, Enfermagem, Prótese Dentária e Saúde Bucal. Após assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, deu-se início a lives de 15 minutos diários, de segunda a sexta-feira, trabalhando um protocolo de três exercícios respiratórios durante oito semanas. O protocolo de respiração lenta e profunda usado no projeto é validado para pessoas ansiosas e, também, aplicado o IDATE – ESTADO, por meio de um formulário eletrônico do Google Forms, antes e após as 40 sessões de 15 minutos de respiração consciente. O presente estudo teve o resultado de iniciar uma análise que indica, devido a pequena amostragem, um indício que a técnica empregada, mesmo via on-line, é capaz de auxiliar na diminuição ou controle da ansiedade, sendo assim possível continuar esta abordagem com outras pessoas que necessitarem de uma alternativa para controle da ansiedade e estresse pela técnica que incentiva a respiração consciente. Acredita-se que o protocolo apresentado neste estudo possa ser aperfeiçoado e difundido para outras populações, com aumento do número da amostra bem como incluindo um grupo controle.

Publicado
2021-06-14
Como Citar
PINTO, Roberta Ramos et al. Análise do efeito de um protocolo de respiração consciente para controle da ansiedade em momento de pandemia pelo Sars-Cov-2. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 37, n. 72, p. 149-159, jun. 2021. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2343>. Acesso em: 17 ago. 2022.
Seção
Artigos