Totalitarismo e literatura: a distopia de george orwell em 1984. Londrina, 2010.

  • Luana Rafaela de Alcantara Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Rogério Ivano Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Abstract

O presente trabalho pretende demonstrar discussões existentes entre totalitarismo e representação literária, neste caso o romance de George Orwell, 1984. Com base nos estudos de Hannah Arendt sobre o tema, a análise decorre chegando-se a conclusão de que o autor estava movido por preceitos ideológicos arraigados, por suas experiências pessoais no pós-Segunda Guerra Mundial, e no eminente estado de Guerra Fria que decorreria em seguida.

Author Biographies

Luana Rafaela de Alcantara, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduada em licenciatura plena em história pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) 2010

Rogério Ivano, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Prof°. Dr. Rogério Ivano graduado em História pela Universidade Estadual de Londrina (1993), mestrado (2000) e doutorado (2005) em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria da História, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia, teoria, literatura e cultura.

Published
2018-07-31
How to Cite
de Alcantara, L., & Ivano, R. (2018). Totalitarismo e literatura: a distopia de george orwell em 1984. Londrina, 2010.. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 27(53), 113-128. Retrieved from http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/234/245
Section
Artigos