Gestão de custos
um instrumento de estratégia competitiva para a empresa
Resumo
É notório que, na atualidade, a econômia é muito instável, exigindo que as empresas busquem constantemente redução nos custos que são inerente a ela, diante disso, elas buscam incansavelmente elaborar meios para a efetivação da redução de seus custos, sejam eles fixos ou variáveis. Essa condição é denominada de gestão de custos. Uma gestão de custos tem por finalidade propiciar meios racionais e sistemáticos de redução de custos, permitindo ao empreendedor tornar a empresa mais dinâmica no mercado, ofereendo ao consumidor produtos e serviços de qualidade com preços que permitem a sua aquisição, permitido, outrossim, a tomada de decisão quanto a manutenção de um produto ou seviço no mercado, portanto, a a gestão de custos é uma ferramenta de grande relevância como estratégia competitiva no mercado para se sobressair à concorrência. Assim sendo, de início foi conceituado o que vem a ser custos para a empresa, bem como exposto o conceito de estratégia competitiva, para que posteriormente fosse destacado como a gestão de custos contriui como estratégia competitiva para a empresa no mercado. o objetivo deste artigo é o de destacar a relevância da gestão de custos para que empresa possa se manter dinâmica no segmento em que atua, utilizando-a como estratégia competitiva consequentemente obter sucesso no mercado. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva por meio de investigação bibliográfica, onde se utilizou o método da dedução, em que por meio da concepção geral das teorias expostas, foi exposta uma posição subjetiva acerca do tema proposto.