Arte e indústria: principais argumentos do debate moderno

  • Antônio Manoel Nunes Castelnou Neto

Resumo

Este trabalho consiste numa reflexão sobre a discussão entre arte e indústria que se estabeleceu no ambiente europeu na passagem do século XIX para o XX, quando se intensificavam as consequências do industrialismo na produção artística do momento. A intenção básica é a confrontação da postura de quatro arquitetos do período - Henry Van de Velde, Hermann Muthesius, Adolg Loos e Peter Behrens- na qual se procura mapear a contribuição de cada um, fundamental para a compreensão das bases de formação do movimento moderno.

##submission.authorBiography##

Antônio Manoel Nunes Castelnou Neto

Arquiteto e Engenheiro Civil pela UEL, mestre na área de teoria e história da Arquitetura e Urbanismo pela escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), docente do departamento de Arquitetura e Urbanismo do CESULON, docente do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UNOPAR.

Publicado
2021-09-20
Como Citar
Castelnou Neto, A. (2021). Arte e indústria: principais argumentos do debate moderno. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 16(31), 50-62. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2317/1860
Seção
Artigos