Efeitos da restrição alimentar, pelo método de meal-feeding, e da suplementação de semente de linhaça (linum usitatissimum) no câncer de colorretal de camundongos swiss.

  • Rita de Cássia Pereira da Silva Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Mariana Garcia Perez
  • Paula Thaissa Zaninetti
  • Denise dos Santos Escobar
  • Juliana Ferreira Varjão
  • Carla Kobbi Pedroso
  • Priscila Lumi Ishii
  • Sara Monalisa Alencar Limeiras Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Stephanie Dynczuki Navarro
  • Mariana de Oliveira Mauro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Rodrigo Juliano Oliveira

Resumo

No Brasil, principalmente nos estados do Nordeste, há um grande número de pessoas que estão em quadro de desnutrição protéico-calórica. Este fato se deve em especial à ingestão de alimentos em quantidade e qualidade inadequadas. Não há registros conclusivos do que este quadro carencial pode causar em pacientes com câncer ou predispostos a tal doença. Outro fato que chama a atenção é que existe uma tendência destas populações ingerirem grãos em sua dieta devido ao baixo custo e fácil armazenamento e este pode ser um fator favorável à prevenção de neoplasias. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar o processo de desnutrição causado pela técnica de Meal- Feeding (MF), que consiste na oferta da ração por somente 2 horas ao dia, e a suplementação de sementes de linhaça na carcinogênese química. Os machos Swiss foram divididos em 4 grupos experimentais (n = 9). Todos os grupos foram submetidos ao processo de MF por um período de 28 dias. Dois grupos (Grupo 1 e 2) foram suplementados com ração comercial (RC) sendo um deles tratado com ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) e o outro com 1,2-dimetilhidrazina (DMH). Os outros dois grupos (Grupo 3 e 4) foram suplementados com ração linhaça (RL = RC + 10% de semente de linhaça) sendo um deles tratado com EDTA e o outro com DMH. A análise dos pesos indicou que no início do experimento o grupo 2 possuía uma menor média de peso se comparado aos demais e este fato se manteve até o final do período de repleção. No entanto, a perda de peso durante o período de repleção foi similar para todos os grupos. Ao final do experimento e no ganho de peso após o período de repleção todos os grupos possuíam médias semelhantes entre si. O processo de desnutrição não se correlaciona ao desenvolvimento de focos de criptas aberrantes assim como a suplementação de linhaça. No entanto, a associação de linhaça e DMH indica que esta vibra tem atividade anticarcinogênica. Frente a estes resultados sugere-se o uso da linhaça no processo de quimioprevenção e anticarcinogênese.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil, Londrina, Paraná, Brasil.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Biomedicina pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil, Londrina, Paraná, Brasil.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre e Doutoranda em Biologia Celular e Molecular, Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, IBRC/UNESP, Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Rodrigo Juliano Oliveira

*Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado/Licenciatura), Instituto de Biociências de Botucatu, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – IBB/UNESP, Botucatu, São Paulo, Brasil. Especialista em Análises Clínicas Aplicada à Reprodução Humana, Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FMB/ UNESP, Botucatu, São Paulo, Brasil. Mestre em Genética e Biologia Molecular, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Londrina – CCB/UEL, Londrina, Paraná, Brasil. Doutor em Biologia Celular e Molecular, Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, IBRC/UNESP, Rio Claro, São Paulo, Brasil. Professor Adjunto I da Faculdade de Medicina “Dr. Hélio Mandetta”, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil – rodrigo.oliveira@ufms.br

Publicado
2018-07-31
Como Citar
DA SILVA, Rita de Cássia Pereira et al. Efeitos da restrição alimentar, pelo método de meal-feeding, e da suplementação de semente de linhaça (linum usitatissimum) no câncer de colorretal de camundongos swiss.. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 27, n. 53, p. 51-66, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/229>. Acesso em: 21 set. 2020.
Seção
Artigos