Lavagem de mãos: uma abordagem a partir da metodologia da problematização
Resumo
Trata-se de um relato de experiência de um grupo de alunas do curso de Enfermagem da Unidade Estadual de Londrina utilizaram a Metodologia da problematização com estratégia pedagógica e científica. Ao vivenciar as etapas preconizadas por esta Metodologia: 1 Observação da realidade, 2 Pontos-chaves, 3 Teorização, 4 Hipóteses de solução e 5 Aplicação à realidade, as alunas constataram que a equipe de enfermagem da UBS apresentava falhas na realização da técnica preconizada de lavagem das mãos. Tal problema levou as alunas a buscarem novas informações sobre este assunto, com a finalidade de demonstrar a importância desta técnica e os prejuízos que sua realização inadequada podem acarretar. Ainda concluiu-se que a técnica de lavagem das mãos é um problema comum em outras UBSs mas possível de ser trabalhado para uma assistência de Enfermagem compatível com a qualidade de saúde do indivíduo da comunidade.