Lavagem de mãos: uma abordagem a partir da metodologia da problematização

  • Maria Helena Dantas de Menezes Guariente
  • Adriane de Cássia Guergolet
  • Fabiane Sanches
  • Heloísa Tiaki Ota
  • Maria Carla Vieira Pinho
  • Margarete Massitel
  • Marisa Oliveira Castilho
  • Priscilla Higashi
  • Tatiana Perazzolo

Resumo

Trata-se de um relato de experiência de um grupo de alunas do curso de Enfermagem da Unidade Estadual de Londrina utilizaram a Metodologia da problematização com estratégia pedagógica e científica. Ao vivenciar as etapas preconizadas por esta Metodologia: 1 Observação da realidade, 2 Pontos-chaves, 3 Teorização, 4 Hipóteses de solução e 5 Aplicação à realidade, as alunas constataram que a equipe de enfermagem da UBS apresentava falhas na realização da técnica preconizada de lavagem das mãos. Tal problema levou as alunas a buscarem novas informações sobre este assunto, com a finalidade de demonstrar a importância desta técnica e os prejuízos que sua realização inadequada podem acarretar. Ainda concluiu-se que a técnica de lavagem das mãos é um problema comum em outras UBSs mas possível de ser trabalhado para uma assistência de Enfermagem compatível com a qualidade de saúde do indivíduo da comunidade.

Biografia do Autor

Maria Helena Dantas de Menezes Guariente

Docente de Fundamentos de Enfermagem da UEL

Adriane de Cássia Guergolet

Aluna do Curso de Enfermagem da UEL

Fabiane Sanches

Aluna do Curso de Enfermagem da UEL

Heloísa Tiaki Ota

Aluna do Curso de Enfermagem da UEL

Maria Carla Vieira Pinho

Aluna do Curso de Enfermagem da UEL

Margarete Massitel

Aluna do Curso de Enfermagem da UEL

Marisa Oliveira Castilho

Aluna do Curso de Enfermagem da UEL

Priscilla Higashi

Aluna do Curso de Enfermagem da UEL

Tatiana Perazzolo

Aluna do Curso de Enfermagem da UEL

Publicado
2021-10-01
Como Citar
Guariente, M., Guergolet, A., Sanches, F., Ota, H., Pinho, M., Massitel, M., Castilho, M., Higashi, P., & Perazzolo, T. (2021). Lavagem de mãos: uma abordagem a partir da metodologia da problematização. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 14(28), 61-69. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2276/1920
Seção
Artigos