Gestão de resíduos sólidos urbanos

uma abordagem prática no ensino público

  • Cynthia Aparecida Leal Boiça Centro Universitário Filadélfia (UniFil)

Resumo

A produção de resíduos é inevitável e inexorável. Nos últimos tempos, a sociedade capitalista tem contribuído para o aumento da poluição em função do consumo exagerado de produtos industrializados e alguns potencialmente tóxicos que ao serem descartados, acumulam-se no ambiente, causando danos ao planeta e à própria existência humana. O objetivo desta pesquisa é conscientizar os leitores deste trabalho, enquanto geradores de resíduos sólidos urbanos, sobre o compromisso individual quanto ao descarte final destes. A metodologia utilizada foi pesquisa quantitativa, transversal, com proposta de ações voltadas à educação ambiental no ensino fundamental e médio. Conclui-se que a transmissão da informação sobre RSU, processo de conscientização, apresenta resultados positivos que devem estar associados a ações práticas no cotidiano desses alunos. Quanto à gestão, processo amplo de ações individuais e públicas, ainda necessita de maiores discussões destacando o papel das instituições de ensino como formadoras de valores e condutas do cidadão.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Licenciatura em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão, Planejamento e Auditoria Ambiental, Universidade Filadélfia de Londrina, Avenida Juscelino Kubitschek, 1652, CEP 86020-000, Londrina – PR

Publicado
2018-07-31
Como Citar
BOIÇA, Cynthia Aparecida Leal. Gestão de resíduos sólidos urbanos. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 27, n. 53, p. 11-20, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/226>. Acesso em: 24 fev. 2021.
Seção
Artigos