O desenvolvimento da autoestima na infância: a relação da baixa autoestima com a dificuldade escolar

  • Caio Henrique Almagro Carvalho Unifil
  • Beatriz Azem Corrêa Cordeiro

Resumo

O presente artigo consiste em uma pesquisa qualitativa-quantitativa sobre o desenvolvimento da autoestima em crianças entre 7 à 11 anos de idade. Dentro deste, foi pesquisado a relação da baixa autoestima com a dificuldade escolar. Foi realizado um questionário, do jogo "Sou ou não Sou", com 52 crianças pertencentes ao contra-turno da Escola Vicente Rodrigues Monteiro em Jataizinho- PR, ao qual foram selecionadas um número de 18 alunos. Posteriormente, foi executado outra atividade, um novo questionário relacionado a três histórias em quadrinhos. Ao finalizar tais procedimentos, foi aplicada a dinâmica do baú com espelho como encerramento. Os dados coletados mostraram que das 52 crianças, apenas 34,6% apresentaram baixa autoestima de acordo com o conceito avaliar da ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso). Conclui-se, portanto, que nem toda a criança que apresenta baixa autoestima, possui dificuldade escolar.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando em Psicologia do Centro Universitário Filadélfia, Londrina, Paraná; E-mail: caioac15@gmail.com

Beatriz Azem Corrêa Cordeiro

Orientadora, Professora Mestre do curso de Psicologia do Centro Universitário Filadélfia, Londrina, Paraná; E-mail: beatriz.azem@unifil.br

Publicado
2021-12-13
Como Citar
CARVALHO, Caio Henrique Almagro; CORDEIRO, Beatriz Azem Corrêa. O desenvolvimento da autoestima na infância: a relação da baixa autoestima com a dificuldade escolar. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 37, n. 73, p. 148-163, dez. 2021. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2259>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos