As melhorias profissionais e pessoais de alunos do curso de graduação em ciências contábeis que atuavam na área anteriormente ao ingresso na universidade

  • Nilcéia Diegues Luis Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Cássia Vanessa Olak Alves Cruz Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Luiz Henrique Biazotto Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Marcos Vinícius Beff Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Roberto Massaru Morita Saito Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Resumo

Muitos alunos que optam pelo curso de ciências contábeis são motivados pelo fato de já trabalharem na área, acreditando que a graduação resultará em um crescimento profissional. Sendo assim, com base na teoria do capital humano, este estudo tem por finalidade analisar as melhorias pessoais e profissionais obtidas por estes alunos após o ingresso na universidade. O desenvolvimento da pesquisa se deu através de investigação empírica, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Paraná, primeiramente aplicando um questionário para obtenção do perfil dos alunos e identificação dos que já atuavam na área antes do ingresso no curso de ciências contábeis, para então submetê-los a uma entrevista. Constatou-se, pelos resultados obtidos, que os alunos que estão cursando da 2ª a 4ª série, na IES pesquisada, no ano de 2011, estão satisfeitos com o curso escolhido, sentem-se mais qualificados profissionalmente, mais confiáveis socialmente e durante o desenvolvimento do curso estão obtendo o crescimento profissional desejado. Desse modo, é possível verificar que o curso de contabilidade fornece resultado em curto prazo para seus concluintes e, que também, possibilita o profissional atuar em diversas áreas distintas simultaneamente.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando do Curso de Ciências Contábeis/UEL – Universidade Estadual de Londrina – e-mail: ndiegues@gmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Contabilidade e Controladoria/USP-SP – Docente do Depto de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina – e-mail: cassiavanessa@uel.br.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando do Curso de Ciências Contábeis/UEL – Universidade Estadual de Londrina – e-mail: lhbiazotto@live.com.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando do Curso de Ciências Contábeis/UEL – Universidade Estadual de Londrina – e-mail: marcos_beffa@hotmail.com.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando do Curso de Ciências Contábeis/UEL – Universidade Estadual de Londrina – e-mail: roberto.saito@msn.com.

Publicado
2018-07-18
Como Citar
LUIS, Nilcéia Diegues et al. As melhorias profissionais e pessoais de alunos do curso de graduação em ciências contábeis que atuavam na área anteriormente ao ingresso na universidade. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 28, n. 55, p. 141-151, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/207>. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos