O papel do servidor publico municipal no periodo de estagio probatório, o direito a estabilidade, uma revisão bibliográfica

  • Claudete Malacrida Ferreira
  • Marcelo Marques Ferreira Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Mara Lucia Raio Volpato

Resumo

Neste artigo, articulamos uma breve incursão sobre o tema o papel do servidor publico durante estagio probatório o direito a estabilidade, analisando facetas interessantes, importante afirmar que o interesse pelo tema surgiu a partir de 2007 quando um dos autores deste artigo foi aprovado em concurso público e passou por estagio probatório. O objetivo deste artigo é Identificar o conteúdo tratado por pesquisadores e autores sobre o papel do servidor publico municipal durante o estagio probatório e conhecer os estudos desenvolvidos e publicados nessa temática em artigos, monografias e periódicos, através de uma revisão bibliográfica. A busca de pesquisas sobre o tema, nas bases de dados citadas e no período de janeiro de 2002 a dezembro de 2010, evidenciou o total cinco artigos e uma monografia, ou seja, seis “pesquisas” que constituíram o material de análise deste estudo. Durante a analise dos artigos colocamos um breve conceito de servidor público. Conseguimos definir que o servidor público será avaliado por um período de três anos e que existem varias fatores que podem provocar a exoneração ou estabilidade de um servidor. Os autores dos artigos utilizados nessa pesquisa concluem que o estágio probatório não pode transcorrer mais como simples lapso de tempo ou ser percebido com excessiva estreiteza, como se nada significasse. A elaboração dessa pesquisa contribuiu para ampliação de nossos conhecimentos. Vale ressaltar que o presente estudo não tem a pretensão de esgotar o assunto, visto que o tema é polêmico, amplo e de muitos conceitos, desta forma, sugere-se estudos e pesquisas complementares.

Biografia do Autor

Claudete Malacrida Ferreira

Funcionaria Pública Técnica Administrativa do Estado do Paraná, cedida ao município de Rolândia a 25 anos.

##submission.authorWithAffiliation##

Funcionário Público Enfermeiro administrativo do município de Rolândia, Paraná a 3 e 5 meses anos, docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Filadélfia. – UniFil – Londrina – Paraná.

Mara Lucia Raio Volpato

Funcionaria Pública Técnica administrativa do município de Rolândia, Paraná a 17 anos

Como Citar
FERREIRA, Claudete Malacrida; FERREIRA, Marcelo Marques; VOLPATO, Mara Lucia Raio. O papel do servidor publico municipal no periodo de estagio probatório, o direito a estabilidade, uma revisão bibliográfica. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 28, n. 55, p. 131-140, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/206>. Acesso em: 24 fev. 2021.
Seção
Artigos