Obstáculos para a modernização do mato grosso do sul a partir do desmembramento na década de 1970.

  • Fabrício Antonio Deffacci Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Sonia Soares Ferreira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumo

A presente proposta de trabalho pretende investigar os elementos centrais do processo de Modernização do Estado do Mato Grosso do Sul, com ênfase para a década de 1970, período em que ocorreu a emancipação política do Estado. Em um primeiro momento, buscaremos indicar os aspectos teóricos da modernização. Em seguida, os aspectos históricos que possibilitaram a compreensão do desenrolar econômico e político. A base latifundiária da economia sul-mato-grossense, impulsionada no período anterior à emancipação política pelo o cultivo da erva-mate e, no período que envolve a emancipação, pela a pecuária, indica que o desenvolvimento do Estado não passou pelo o quadro da industrialização. A consolidação das instituições políticas decorreu de uma política nacional, permanecendo ausente das demandas locais, ou seja, da participação política popular. A correlação entre a dimensão política e a esfera econômica indica um descompasso: enquanto a emancipação reflete em um cenário de transformações profundas no campo político, a economia, por sua vez, mantém inalterada sua base agrária-latifundiária.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Sociologia UNESP/Araraquara. Professor de Ciência Política na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). E-mail: fabricioad@uems.br

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmica do Curso de História da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). E-mail: soares-sonia@hotmail.com

Publicado
2018-07-18
Como Citar
DEFFACCI, Fabrício Antonio; FERREIRA, Sonia Soares. Obstáculos para a modernização do mato grosso do sul a partir do desmembramento na década de 1970.. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 29, n. 56, p. 131-138, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/193>. Acesso em: 08 fev. 2023.
Seção
Artigos