Revisão sistemática do panorama, fundamentos e aplicações da estatística univariada em microbiologia do solo

  • Higo Forlan Amaral Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Inês Fumiko Ubukata Yada Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR)
  • Maria Elizabeth da Costa Vasconcellos Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR)

Resumo

A Microbiologia do Solo, assim como outras áreas da pesquisa científica, demanda eficientes ferramentas capazes de abranger o máximo de inferências, respostas e conclusões das complexas interações da dinâmica microbiana no solo com elementos químicos, físicos e outros de natureza biológica, assim, posteriores tomadas de decisões na agricultura. Iniciando com o planejamento experimental até o processo de inferências e tomadas de decisões, o cientista ou pesquisador deveria utilizar ferramentas estatísticas para acercar a legitimidade de seus estudos e conseguir extrair o máximo de informações de seus conjuntos de dados. O objetivo deste trabalho foi avaliar modelos e esquemas estatísticos univariados aplicados em estudos científicos publicados no Brasil relacionados à Microbiologia do Solo. Realizou-se uma Revisão Sistemática pelo tema “microbiologia do solo” no periódico científico Pesquisa Agropecuária Brasileira, entre os anos de 1999 a 2009. Os modelos Inteiramente Casualizado e Blocos Casualizados concomitante com a subárea de maior exploração de microrganismos funcionais em esquema Fatorial foram os mais explorados entre os artigos revisados. Porém, 25% do total de artigos demonstraram não basearem-se em modelo matemático univariado. Em alguns dos artigos avaliados observaram-se aplicações errôneas de modelos univariados e dos esquemas estatísticos, possivelmente decorrente da ausência ou incipiente planejamento para verificar as hipóteses e objetivos do estudo.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professor Doutor do departamento de Agronomia e Gestão Ambiental do Centro Universitário Filadélfia (UniFil), Av. Juscelino Kubitschek, 1626 - Cx Postal 196. CEP: 86.020-000, Londrina, PR. E-mail: higo.amaral@unifil.br (autor para correspondência).

##submission.authorWithAffiliation##

Pesquisadora Mestre do departamento de Biometria (ABI) do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Cx Postal 481, Londrina, PR, Brasil. E-mail: inesyada@iapar.br

##submission.authorWithAffiliation##

Pesquisadora Mestre do departamento de Biometria (ABI) do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Cx Postal 481, Londrina, PR, Brasil. E-mails: bethvasc@iapar.br

Publicado
2018-07-18
Como Citar
AMARAL, Higo Forlan; YADA, Inês Fumiko Ubukata; VASCONCELLOS, Maria Elizabeth da Costa. Revisão sistemática do panorama, fundamentos e aplicações da estatística univariada em microbiologia do solo. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 29, n. 56, p. 73-84, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/188>. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##