Jogos de empresas: avaliação da cognição em relação ao processo de tomada de decisão e formação de estratégia

  • André Rogério Berto
  • Janaina Vanzo Berto

Resumo

A mutabilidade e dinâmica do ambiente em que atuam as empresas possui uma resultante importante no novo ambiente empresarial. Do empresário e do executivo é exigido maior preparo para o estabelecimento de estratégias e de tomadas de decisões. A utilização de jogos de empresas computadorizados permitem a identificação das competências necessárias a essa nova ordem empresarial, sendo um instrumento efetivo no desenvolvimento de habilidades cognitivas fundamentais para a gestão de negócios. Quando bem escolhidos, estruturados adequadamente e aplicados por profissionais preparados para avaliar potencial, facilitam a observação objetiva de diversos recursos cognitivos: pensar por hipóteses, usar várias fontes de informação,
exercitar planejamento, tomar decisões, criar novas formas de resolver desafios, exercer liderança no grupo, demonstrar habilidades em geral. Este trabalho pretende mostrar que é possível modelar o comportamento dos indivíduos em computador, criando um ambiente simulado (jogo de empresa) onde se praticam as principais situações do dia-a-dia empresarial em forma de desafio e problemas.

Publicado
2018-04-23
Como Citar
BERTO, André Rogério; BERTO, Janaina Vanzo. Jogos de empresas: avaliação da cognição em relação ao processo de tomada de decisão e formação de estratégia. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 32, n. 62, p. 87-97, abr. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/18>. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Artigos