Estatística multivariada em microbiologia do solo

revisão sistemática do panorama, fundamentos e aplicações

  • Higo Forlan Amaral Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Maria Elizabeth da Costa Vasconcellos Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR)
  • Inês Fumiko Ubukata Yada Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR)

Resumo

Os microrganismos do solo têm papel-chave na biosfera terrestre, atuando fundamentalmente na decomposição da matéria orgânica e na ciclagem dos nutrientes às plantas, por estas razões, suas atividades são essenciais ao equilíbrio do meio ambiente. Na Microbiologia do Solo, assim como, todas as áreas da pesquisa científica exigem-se ferramentas eficientes e capazes de abranger o máximo de inferências, respostas e conclusões dos trabalhos científicos. Universalmente difundida, a estatística tornou-se ferramenta essencial para as ciências biológicas e agrárias, em algumas de suas subáreas científicas tal aceitação desencadeou um aumento correspondente no número e variedade de procedimentos estatísticos disponíveis. Os objetivos deste estudo foram avaliar o panorama e revisar os fundamentos estatísticos multivariados e suas aplicações em artigos científicos relacionados à Microbiologia do Solo, publicados no Brasil. Realizou-se uma Revisão Sistemática pelo tema “microbiologia do solo” no periódico científico Pesquisa Agropecuária Brasileira, entre os anos de 1999 a 2009. Do total de artigos avaliados, 15% do percentual dos artigos apresentaram um tipo análise multivariada, sendo que a análise de Agrupamento foi a mais utilizada, que focaram suas investigações em grupos de microrganismos funcionais do solo. Menos de 1% destes artigos apresentavam análises multivariadas com modelos matemáticos e testes de significância. Maior parte das análises multivariadas é de caráter exploratório, sendo que as perspectivas de análises com modelos matemáticos mais elaborados são amplas, que possam aplicar testes de significância e validarem matematicamente as hipóteses questionadas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professor Doutor do departamento de agronomia do Centro Universitário Filadélfia (UniFil), Av. Juscelino Kubitschek, 1626 - Cx Postal 196. CEP: 86.020-000, Londrina, PR. E-mail: higo.amaral@unifil.br (autor para correspondência).

##submission.authorWithAffiliation##

Pesquisadora Mestre do departamento de Biometria (ABI) do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Cx Postal 481, Londrina, PR, Brasil. E-mails: bethvasc@iapar.br

##submission.authorWithAffiliation##

Pesquisadora Mestre do departamento de Biometria (ABI) do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Cx Postal 481, Londrina, PR, Brasil. E-mails: inesyada@iapar.br.

Publicado
2018-07-18
Como Citar
AMARAL, Higo Forlan; VASCONCELLOS, Maria Elizabeth da Costa; YADA, Inês Fumiko Ubukata. Estatística multivariada em microbiologia do solo. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 29, n. 57, p. 49-58, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/174>. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##