Comparação do custo e benefício entre a utilização de cateter central de inserção periférica e cateter venoso central – sob agulha – intracath

  • Maria Francisca Vieira Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Magali Godoy Pereira Cardoso Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Maria Lúcia da Silva Lopes Centro Universitário Filadélfia (UniFil)

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar o custo e benefício na utilização de dois dispositivos venosos cateter central de inserção (CCIP) e sob agulha (intracath). Foi desenvolvido em um hospital escola de Londrina – Paraná, de grande porte, no período de janeiro a abril de 2011 através de levantamento de custo do cateter central de inserção periférica e sob agulha (intracath), marca e modelo já utilizado pelo hospital. Procedeuse a associação de descrição detalhada como: valor unitário, tempo de permanência de cada cateter, valor da hora trabalhada dos profissionais responsáveis como médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Os resultados demonstraram que no cateter central sob agulha, o valor gasto é maior, quando comparado com cateter central de inserção periférica (CCIP). Conclui-se que, na literatura e na experiência das autoras, o cateter central de inserção periférica (CCIP) é um cateter de alto custo, mas representa uma economia, pela qualidade do material e maior durabilidade até o término do tratamento, com diminuição do índice de infecção e redução do estresse do paciente contribuindo com a assistência humanizada.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeira graduada em Enfermagem no Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Pós graduada em Enfermagem do trabalho no Instituto Brasileiro de Estudos e pesquisas Socioeconômicas (Inbrape), Londrina. Pós-graduada em Auditoria em Saúde no Centro Universitário Filadélfia de Londrina (UniFil).

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeira graduada em Enfermagem e Obstetrícia – Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Ciências da Saúde -Universidade Estadual de Londrina, Doutorada em Ciências da Saúde. UEL

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, docente da pós-graduação do Centro Universitário Filadélfia (UniFil) e doutoranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado
2018-07-18
Como Citar
VIEIRA, Maria Francisca; CARDOSO, Magali Godoy Pereira; LOPES, Maria Lúcia da Silva. Comparação do custo e benefício entre a utilização de cateter central de inserção periférica e cateter venoso central – sob agulha – intracath. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 29, n. 57, p. 31-38, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/172>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos