Psicologia escolar na atualidade

possibilidades e desafios para a intervençao

  • Patrícia Vaz de Lessa
  • Marilda Gonçalves Dias Facci

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir sobre algumas possibilidades e desafios para a atuação do psicólogo escolar. Inicialmente apresentaremos, a título de exemplificação, as práticas desenvolvidas pelo Psicólogo Escolar na atualidade, através dos dados coletados na pesquisa “A atuação do Psicólogo no Ensino Público do Paraná: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural” de 2008 a 2010, a qual buscou identificar e analisar, entre outros aspectos, as práticas desenvolvidas pelos psicólogos escolares e compreender em que medida essas práticas vêm apresentando elementos de criticidade pertinentes às discussões recentes na área de Psicologia Escolar e Educacional. Discorreremos brevemente sobre a constituição histórica da atuação do psicólogo escolar, pautado inicialmente por uma visão tradicional, a qual foi alvo de críticas por volta de 1980, culminando com uma atuação baseando-se em pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Levantamos a discussão de autores que defendem a intervenção em um enfoque crítico o qual questiona a culpa imposta ao aluno pelo fracasso e direciona sua análise para questões mais amplas, considerando o sujeito histórico, síntese das múltiplas determinações. Para finalizar, apresentamos algumas possibilidades e desafios para a atuação do Psicólogo escolar em nossa sociedade atual. Concluindo compreendemos que a prática deve ser fundamentada teoricamente e que um grande desafio na intervenção na escola é trabalhar com a coletividade.

Biografia do Autor

Patrícia Vaz de Lessa

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano – USP e Docente do Departamento de Psicologia do Centro Universitário Filadélfia – Unifil. E-mail: patricia.lessa@unifil.br

Marilda Gonçalves Dias Facci

Pós-doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, no Instituto de Psicologia da USP; Doutorado em Educação Escolar pela UNESP-Araraquara; professora do Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. E-mail: mgdfacci@uem.br.

Publicado
2018-07-18
Como Citar
LESSA, Patrícia Vaz de; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Psicologia escolar na atualidade. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 30, n. 58, p. 117-129, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/169>. Acesso em: 26 set. 2022.
Seção
Artigos