Salmonella

atualização de medidas preventivas e de controle na transmissão dos alimentos em uan´s

  • Nathalia Gabriela de Souza Universidade Filadélfia de Londrina (UniFil)
  • Vanessa Cordeiro Torres Universidade Filadélfia de Londrina (UniFil)
  • Maira Salomão Fortes Universidade Filadélfia de Londrina (UniFil)

Resumo

Dentre as doenças veiculadas por alimentos a Salmonella tem sido a de maior prevalência, no Brasil e no mundo, apresentando um aumento acentuado e contínuo no número de casos relatados a cada ano. Isto se deve a facilidade do microrganismo em adaptar-se ao meio ambiente, ao grande consumo dos alimentos que frequentemente se encontram entre os mais contaminados por parte dos humanos, que normalmente são os alimentos de origem animal. Por conta da praticidade e qualidade das refeições, os restaurantes alimentícios, e UAN´s tem um alto índice de crescimento nos últimos anos, justificando assim, a importância cada vez maior de profissionais qualificados neste ramo. Dessa forma, torna-se possível oferecer alimentos de qualidade nutricional e sanitária, e consequentemente reduzir os surtos de Salmonella por alimentos contaminados no Brasil. Tendo em vista presente tema, o presente artigo científico, objetivou levantar informações atuais a respeito do gênero Salmonella, com relação às principais características deste microrganismo, epidemiologia e medidas de prevenção e controle da transmissão nos alimentos dentro das UAN´s. A metodologia utilizada foi fundamentalmente a pesquisa bibliográfica, com base em autores de obras publicadas durante os quatro últimos anos, a partir da atual data. Por meio da presente revisão podemos afirmar que apesar do crescente número de surtos por Salmonella, aplicando as medidas de controle e preventivas, o risco de danos a saúde do cliente diminui consideravelmente. O Brasil sendo um País em desenvolvimento necessita investir em profissionalização na área da alimentação e no conhecimento desta bactéria como os citados neste artigo, são aliados para a formulação de efetivas medidas de prevenção e combate desse patógeno nos alimentos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Filadélfia – UniFil e Aluna do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição com Ênfase em Gastronomia pelo Centro Universitário da Filadélfia – UniFil. Email: nutri.nathalia@hotmail.com.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Filadélfia – UniFil e Aluna do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição com Ênfase em Gastronomia pelo Centro Universitário da Filadélfia – UniFil. Email: van.nutricao@live.com.

##submission.authorWithAffiliation##

Coordenadora Doutora do Curso de Medicina Veterinária – Centro Universitário da Filadélfia- UniFil. Email: medicinaveterinaria@unifil.br.

Publicado
2018-07-18
Como Citar
DE SOUZA, Nathalia Gabriela; TORRES, Vanessa Cordeiro; FORTES, Maira Salomão. Salmonella. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 30, n. 58, p. 19-26, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/157>. Acesso em: 14 abr. 2024.
Seção
Artigos