Caracterização genética de novos isolados bacterianos com potencial entomopatogênico

  • Amanda Lunardelli Martins Universidade Filadélfia de Londrina (UniFil)
  • Rosália Hernandes Fernandes Vivan Universidade Filadélfia de Londrina (UniFil)
  • Fernando Pereira dos Santos Universidade Filadélfia de Londrina (UniFil)

Resumo

Uma nova alternativa para controle de pragas e insetos é a utilização de bioinseticida a base de Bacillus thuringiensis. A atividade larvicida desta linhagem está relacionada com a produção de inclusão parasporal que é sintetizada durante a esporulação. Estas formam posteriormente toxinas citolítica a base de proteínas. A ação destas toxinas causa a paralisia do aparelho digestório. Diante de diversas vantagens apresentadas pelos bioinseticidas, vários trabalhos são desenvolvidos com o intuito de isolar novas linhagens bacterianas com potencial de controle biológico. Uma das técnicas mais utilizadas é a Reação de Cadeia da Polimerase (PCR) que envolve a síntese enzimática in vitro de um segmento específico de DNA. Esta técnica permite estudos de diversidade de linhagens propiciando o isolamento de novos agentes biológicos com potencial entomopatogênico. A forma de teste in vivo da real atividade tóxica sobre o inseto é a metodologia de bioensaio, que consiste em expor os seres vivos alvo a uma determinada substância, sob condições controladas. O presente trabalho visa descrever as etapas de desenvolvimento de pesquisa de caracterização genético de microrganismo e fornecer informações seguras sobre o uso de Bacillus Thuringiensis no controle biológico.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Aluna de Graduação em Farmácia do Centro Universitário Filadélfia – UniFil, bolsista PIBIC da Fundação Araucária: amanda_lunardellimartins@hotmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Docente do Centro Universitário Filadélfia – UniFil, coorientadora: rosália.vivan@unifil.br

##submission.authorWithAffiliation##

Docente do Centro Universitário Filadélfia – UniFil, orientador: fernando.santos@unifil.br

Publicado
2018-07-18
Como Citar
MARTINS, Amanda Lunardelli; VIVAN, Rosália Hernandes Fernandes; DOS SANTOS, Fernando Pereira. Caracterização genética de novos isolados bacterianos com potencial entomopatogênico. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 30, n. 58, p. 11-18, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/156>. Acesso em: 14 abr. 2024.
Seção
Artigos