A tecnologia como mediadora da prática pedagógica

  • Denise Dias Santana
  • Celso Leopoldo Pagnan Universidade Norte do Paraná

Resumo

Analisa-se, neste trabalho, ensino, tecnologia e Linguagem: aspectos Teóricos e Metodológicos. Como canalizar a tecnologia para a Educação, e com quais características ocorrem processos educacionais teóricos e metodológicos. O objetivo maior deste trabalho é analisar e avaliar como lidar com este fenômeno e como a tecnologia pode mediar a prática pedagógica. Este estudo utiliza a metodologia da pesquisa bibliográfica, num percurso em que a pesquisadora procura descobrir, como o fenômeno ocorre, sua relação e conexão com outros processos educacionais, sua natureza e suas características. Busca-se ainda aprofundar os estudos sobre o tema: processos metodológicos, suas linguagens e tecnologias no espaço escolar. Entender como e com quais características ocorre as relações com as novas mídias e como elas se materializam no discurso pedagógico, nos sistemas educacionais que ofertam ações pedagógicas mediadas pela tecnologia. Em relação à prática pedagógica, mediada pela tecnologia existe um debate atual sobre este fenômeno e a necessidade do entendimento de processos que contemplem aspectos didáticos interativos que possam mediar esta prática. Pela análise feita, considera-se um aumento nesse modelo de ensino e, esses avanços necessitam de uma avaliação processual e a investigação do potencial do uso pedagógico de ferramentas, construção dos possíveis espaços e metodologias eficientes e eficazes, que possibilitem a interação com as novas mídias e linguagens nas situações de ensino.

Biografia do Autor

Denise Dias Santana

Aluna do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Unopar – Universidade Norte do Paraná. ddsantana@sercomtel.com.br

##submission.authorWithAffiliation##

Docente do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Unopar – Universidade Norte do Paraná. celso.pagnan@unopar.br

Publicado
2018-07-17
Como Citar
Santana, D., & Pagnan, C. (2018). A tecnologia como mediadora da prática pedagógica. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 30(59), 83-90. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/151/163
Seção
Artigos