O primeiro banho no leito: impacto e sentimentos dos alunos de enfermagem

  • Alexsandro de Oliveira Dias
  • Ilka Mari Ikebuti
  • Adriana Bueno Pereira
  • Liz Carolina da Silva
  • Patrícia Eiko Ito
  • Iwa Keiko Aida Utyama

Resumo

O banho no leito, segundo OGASAWARA (1989), “é muito mais que um procedimento básico de enfermagem, é uma necessidade humana essencial para pessoas que precisam de repouso absoluto, ou cuja mobilidade/locomoção estejam afetadas.” No entanto, observa-se que este procedimento é relegado ao segundo plano, isto é, não é dada a devida importância a ele, tanto pelos profissionais quanto pelos estudantes de enfermagem. Os autores deste trabalho propuseram-se a verificar os sentimentos e os impactos que o banho no leito geram nos acadêmicos de enfermagem. Foram distribuídos questionários para 60 alunos que cursavam a disciplina Fundamentos II nos meses de abril/maio de 2000, tendo-se um retorno de 53,3%. Observou-se que 100% dos alunos que opinaram consideraram importante que o acadêmico realize o banho no leito, justificando que o mesmo contribui para o aprendizado e orientação à equipe de enfermagem. Os impactos positivos, na percepção dos alunos, foram a realização do cuidado da melhor forma possível e a ajuda ao próximo; os negativos foram o sentimento de pena pelo paciente, constrangimento, tensão, medo, a vontade de desistir do curso e, por fim, aversão e repulsa. Os dados apurados mostram que existe muita resistência quanto à realização deste cuidado. Os entrevistados sugerem que haja uma reformulação na disciplina Fundamentos de Enfermagem nos seguintes aspectos: que a prática do banho seja realizada junto com o auxiliar; que haja observação do banho no leito em pacientes internados e em seguida a demonstração deste no laboratório; que haja o provimento da unidade de internação com materiais mínimos necessários para o banho; e que seja dada ênfase às dificuldades que surgem no cotidiano hospitalar.

Biografia do Autor

Alexsandro de Oliveira Dias

Enfermeiroa graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Ilka Mari Ikebuti

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Adriana Bueno Pereira

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Liz Carolina da Silva

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Patrícia Eiko Ito

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Iwa Keiko Aida Utyama

Docente da disciplina Fundamentos de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da UEL. Mestranda pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. E-mail: utyama@sercomtel.com.br 

Publicado
2020-12-28
Como Citar
DIAS, Alexsandro de Oliveira et al. O primeiro banho no leito: impacto e sentimentos dos alunos de enfermagem. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 19, n. 36, p. 127-137, dez. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1418>. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Artigos