Trabalho do menor: um olhar diferente

  • Monica Marcello
  • Nancy Kazumi Ishikawa
  • Lydia Akemy Onesti

Resumo

O presente artigo discute o trabalho do menor enquanto instância socializadora e base de aprendizagem profissional e emocional. Esta pesquisa foi realizada com os adolescentes que integram o projeto de estacionamento rotativo Zona Azul, executado pela Epesmel (Escola Profissional e Social do Menor de Londrina). Foram entrevistados 44 menores em seu local de trabalho, com o objetivo de conhecer seu cotidiano de trabalho e expectativas. Posteriormente, desenvolveram-se atividades em grupo para discutir temas a respeito do mercado de trabalho. Alguns dados apontam que, apesar das exigências e dificuldades que este trabalho apresenta, os adolescentes consideram que a profissionalização, além de gerar renda, desperta valores de vida pessoal e profissional. Este resultado é possível pelo fato de ser desenvolvido com o objetivo de contribuir para a socialização e o aprendizado do jovem. Além disso, valores pessoais voltados à solidariedade e sensibilidade para as necessidades de outros jovens em condição semelhante à sua, também são fortalecidos.

Biografia do Autor

Monica Marcello

Psicóloga graduada pela UniFil.

Nancy Kazumi Ishikawa

Psicóloga graduada pela UniFil.

Lydia Akemy Onesti

Docente do Curso de Psicologia da UniFil. Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP. E-mail: lydiake@sercomtel.com.br

Publicado
2020-12-28
Como Citar
MARCELLO, Monica; ISHIKAWA, Nancy Kazumi; ONESTI, Lydia Akemy. Trabalho do menor: um olhar diferente. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 19, n. 36, p. 82-90, dez. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1414>. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>