Arborização urbana

  • João Henrique Bonametti

Resumo

No processo de planejamento urbano, a arborização tem um destaque especial no tocante à qualidade de vida e estética da cidade. Ela tornou-se parte de um todo, que constitui, em relação à área construída, um espaço recriado, no qual o homem pode reencontrar e amenizar os impactos sobre o meio. A cidade seria uma forma de ocupação organizada do meio ambiente, assim como uma colméia ou um formigueiro. Atualmente, o que se busca é a cidade ambiental e paisagisticamente correta, com uma arborização adequada a cada espaço aberto dentro de suas vias.

##submission.authorBiography##

João Henrique Bonametti

Arquiteto e urbanista. Docente do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR e do Centro Universitário Positivo – UniCenP, Curitiba, PR. Mestre pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo – EESC/USP. Doutorando pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto-Portugal. E-mail: ducarmo@sercomtel.com.br

Publicado
2020-12-28
Como Citar
BONAMETTI, João Henrique. Arborização urbana. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 19, n. 36, p. 51-55, dez. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1412>. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos