A educação indígena e sua expropriação pelo homem não- índio

  • Dagmar Pereti
  • Karina Toledo de Araújo
  • Simone Varela

Resumo

Esta pesquisa de natureza exploratória tem por objetivo conhecer como a educação indígena veio se constituindo no Brasil. Num primeiro momento, se conhecerão os objetivos e as conseqüências da (des)educação vinculada pelos europeus no processo de colonização do Brasil no Século XVI. Em seguida, será observada tentativa de integração dos índios à sociedade pelas entidades governamentais por meio da educação; o surgimento das organizações não governamentais de apoio ao índio, e suas influências no surgimento e organização do movimento indígena (Séc. XX). Com isto, busca-se perceber se é cabível a educação vinculada pelos não-índios, aos índios. Portanto, cogita-se se o melhor não seria o índio educar o próprio índio.

Biografia do Autor

Dagmar Pereti

Trabalho de revisão bibliográfica desenvolvido na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica, do Curso de Pedagogia da UniFil.

Karina Toledo de Araújo

Acadêmica do Curso de Pedagogia da UniFil (Magistério da Educação Infantil).

Simone Varela

Docente do Curso de Pedagogia da UniFil (Orientadora da pesquisa). E-mail: karina@sercomtel.com.br 

Publicado
2020-12-28
Como Citar
PERETI, Dagmar; ARAÚJO, Karina Toledo de; VARELA, Simone. A educação indígena e sua expropriação pelo homem não- índio. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 19, n. 36, p. 18-26, dez. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1410>. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Artigos