Qualidade higiênico-sanitária da merenda escolar oferecida em um município do paraná por uma empresa terceirizada do segmento

  • Patrícia Renata Siqueira Moreira Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Elis C. S. Fatel Centro Universitário Filadélfia (UniFil)

Resumo

Os hábitos alimentares de crianças em idade escolar são de extrema importância para seu crescimento e desenvolvimento adequado. Tomando consciência disso, nos últimos anos os setores públicos e privados começaram a se preocupar com a educação também a nível nutricional, onde se passou a suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos, tendo como um retorno, a melhora na capacidade de aprendizagem e na formação de bons hábitos alimentares. Com essa preocupação por parte das escolas em oferecer uma alimentação de qualidade, este trabalho visou avaliar as condições higiênico-sanitárias de 5 escolas municipais de uma cidade do Norte do Paraná, onde a merenda é preparada por uma empresa terceirizada no setor. Para isso, foi utilizado o check list de Verificação das Boas Práticas de Fabricação da RDC 275, proposto pela Anvisa. Foi observado que as escolas avaliadas apresentaram um bom nível de conformidades, na classificação global, com uma média de 63,78%. Porém, alguns itens primordiais deixaram a desejar, como a supervisão constante do trabalho dos manipuladores e a ausência de alguns Procedimentos Operacional Padrão – POP, como o da potabilidade e limpeza da caixa d’água e desinsetização e desratização.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Nutricionista formada pelo Centro Universitário Filadélfia. Especialista em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição em ênfase em Gastronomia, pelo Centro Universitário Filadélfia, 2012.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Nutrição. Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Coordenadora e docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Filadélfia – UniFil, elis.fatel@hotmail.com

Publicado
2018-07-17
Como Citar
MOREIRA, Patrícia Renata Siqueira; FATEL, Elis C. S.. Qualidade higiênico-sanitária da merenda escolar oferecida em um município do paraná por uma empresa terceirizada do segmento. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 30, n. 59, p. 11-18, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/141>. Acesso em: 27 jan. 2021.
Seção
Artigos