Percepção sobre os riscos dos agrotóxicos por trabalhadores rurais de Ivaiporã-PR e região

  • Mariana Closs Salvador-Shiinoki
  • Ellen Rúbia Diniz
  • Analice Petroski Alves

Resumo

A compreensão sobre os riscos do uso de agrotóxicos é fundamental para promover a sua aplicação consciente e reduzir os impactos ambientais, sociais e econômicos. Dessa forma, este trabalho teve por objetivo verificar o perfil e o conhecimento dos produtores rurais de Ivaiporã – PR e região para o uso de agrotóxicos. Para isso, foi utilizado um questionário contendo oito questões de perfilamento da propriedade e do agricultor, e 23 questões acerca da temática conhecimento e utilização de agrotóxicos, sendo 15 o número de produtores que participaram da pesquisa. Os dados coletados apontam que os produtores compreendem o que são agrotóxicos e os riscos relacionados a utilização desses produtos. A maioria dos entrevistados, afirmaram possuir informações suficientes para aplicar os agrotóxicos com segurança e relataram que utilizam EPI’s durante as aplicações, entretanto pode-se observar que existe ainda a insegurança em parte dos produtores no manuseio adequado de agrotóxicos e um percentual elevado de produtores não adotam todos os equipamentos recomendados para uma aplicação segura. Na percepção dos produtores, a utilização de agrotóxicos é a opção mais viável, sendo justificado pelo fácil acesso e pela falta de oferta de outras formas de manejo. As informações obtidas neste trabalho subsidiam a identificação das dificuldades e necessidades dos produtores da região e possibilitam o desenvolvimento de ações voltadas a realidade local que atendam a demanda atual de reestabelecimento do equilíbrio dos agrossistemas.

Biografia do Autor

Mariana Closs Salvador-Shiinoki

Docente do Instituto Federal do Paraná – Campus Ivaiporã/IFPR, Ivaiporã – PR, Brasil, mariana.salvador@ifpr.edu.br

Ellen Rúbia Diniz

Docente do Instituto Federal do Paraná – Campus Ivaiporã/IFPR, Ivaiporã – PR, Brasil, ellen.diniz@ifpr.edu.br

 
Analice Petroski Alves

Graduanda do curso de Engenharia agronômica do Instituto Federal do Paraná – Campus Ivaiporã/IFPR, Ivaiporã – PR, Brasil, petroskianalice@gmail.com

Publicado
2020-12-14
Como Citar
SALVADOR-SHIINOKI, Mariana Closs; DINIZ, Ellen Rúbia; ALVES, Analice Petroski. Percepção sobre os riscos dos agrotóxicos por trabalhadores rurais de Ivaiporã-PR e região. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 36, n. 71, p. 137-152, dez. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1401>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##