Milton Gavetti: uma investigação do ideário modernista na arquitetura londrinense dos anos 1950-70

  • Rafael Rodrigues Moraes
  • Josimar Marcelo Finger Tiepo

Resumo

O presente artigo é resultado parcial do projeto de pesquisa Metodologia de Aprendizado de Arquitetura e Urbanismo – (M.A.A.U.), durante o ano de 2017, do qual discorre sobre a identificação do acervo técnico de projetos e obras do engenheiro-arquiteto Milton Gavetti, em Londrina - PR. Primeiramente há a contextualização do período de atuação profissional, entre sua formação em 1955 até seu falecimento em 1972, onde demonstra-se o cenário de disseminação da arquitetura moderna para o interior do país. Apresenta-se uma breve biografia do profissional, seguida da identificação da produção arquitetônica de algumas obras que contribuíram para a formação de um cenário que invoca a modernização da paisagem urbana deste município, através de suas construções. Por conclusão demonstra-se a necessidade de uma investigação incisiva em determinados objetos edificados, muito pouco estudados na pesquisa da historiografia de arquitetura moderna de Londrina.

Biografia do Autor

Rafael Rodrigues Moraes

Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unifil, de 2010 até 2019 e pesquisador do projeto M.A.A.U. (Metodologia de Aprendizado de Arquitetura e Urbanismo)

Josimar Marcelo Finger Tiepo

Co-autor.

Publicado
2020-12-11
Como Citar
MORAES, Rafael Rodrigues; TIEPO, Josimar Marcelo Finger. Milton Gavetti: uma investigação do ideário modernista na arquitetura londrinense dos anos 1950-70. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 36, n. 71, p. 83-95, dez. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1392>. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos