Breve olhar sobre a história da psicologia da saúde no Brasil

  • Anna Elisa Leme Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Cristiane Correa
  • Hevellin Nattany Piai
  • Tamires Cristine de Almeida
  • Érica C. Pereira Centro Universitário Filadélfia (UniFil)

Resumo

O presente artigo visa uma reflexão sobre a história e o desenvolvimento de uma área de atuação permitindo a melhor compreensão histórica e adequação de práticas atuais. Este artigo apresenta aspectos da História da Psicologia da Saúde principalmente da Psicologia Hospitalar no Brasil e um panorama da atuação do psicólogo, sob enfoque psicanalítico, nesse contexto. Para tanto, resgata o trabalho feito pelas pioneiras que atuaram nessa área, Matilde Neder e Bellkiss Wilma Romano Lamosa. Em seguida ressalta as atribuições da Psicologia Hospitalar nas Instituições de Saúde, sua função de humanização, ensino, pesquisa e o trabalho em três vertentes: paciente, família e equipe.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Psicóloga formada pelo Centro Universitário Filadélfia (Unifil) de Londrina (PR)

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Psicologia pela UNESP (Assis) é docente no curso de Psicologia do Centro Universitário Filadélfia (Unifil) de Londrina (PR).End: Avenida Juscelino Kubistchek, 1626, CEP: 86020-000, Londrina (PR). Contato: pereira.ericac@gmail.com

Publicado
2018-07-17
Como Citar
LEME, Anna Elisa et al. Breve olhar sobre a história da psicologia da saúde no Brasil. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 31, n. 60, p. 133-140, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/138>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos