Os desafios dos acadêmicos no processo de elaboração de trabalhos científicos no curso de pedagogia

  • Cristiane Pereira Prestes Universidade Estadual do Centro Oeste- Irati
  • Michelle Fernandes Lima

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar as principais dificuldades dos acadêmicos ingressantes no curso de Pedagogia de uma Universidade Estadual do Paraná, no que se refere ao processo de elaboração e apresentação de trabalhos científicos, contemplando as fases da leitura, escrita e exposição no decorrer do curso. A partir dos dados coletados por meio de questionário buscamos apontar os principais obstáculos na realização de trabalhos científicos. O texto está organizado em dois momentos, primeiramente abordamos sobre o espaço e a importância da pesquisa no ensino superior e no segundo momento apresentamos os dados e análise das questões identificadas na pesquisa. As dificuldades identificadas pelos acadêmicos possibilitaram a problematização de um tema presente na graduação, não somente no curso pesquisado. É importante mencionar que não buscamos generalizar os resultados, mas evidenciar uma questão que merece outros estudos e reflexões. Os dados levantados neste estudo podem contribuir para novas investigações.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Pedagogia: Universidade Estadual do Centro Oeste- Irati: PR. cristianepprestes@hotmail.com.

Michelle Fernandes Lima

Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste- Irati-PR. Mestre em educação e doutoranda em Políticas e Gestão da Educação. mfernandeslima@yahoo.com.br

Publicado
2018-07-17
Como Citar
PRESTES, Cristiane Pereira; LIMA, Michelle Fernandes. Os desafios dos acadêmicos no processo de elaboração de trabalhos científicos no curso de pedagogia. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 31, n. 60, p. 115-124, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/136>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos