Pais de famílias originais e de famílias separadas: um estudo comparativo das práticas educativas e do relacionamento com os filhos

  • Sílvia Cristiane Murari
  • Carmen Garcia de Garcia de Almeida

Resumo

As profundas transformações que a instituição família vem sofrendo ao longo dos anos são analisadas no presente trabalho. Em função destas mudanças, dificuldades são experimentadas pelos pais em seu papel de educadores. Com o objetivo de investigar aspectos do relacionamento familiar e algumas práticas utilizadas na educação dos filhos, foi realizada uma pesquisa com 145 pais de famílias originais (FO) e 49 de famílias separadas (FS). Para a coleta de dados foram utilizados 2 questionários, um para FO, contendo 16 questões, e um para FS contendo 18 questões. A análise dos dados mostrou semelhanças nos resultados obtidos pelos pais nas duas condições, sendo o diálogo a estratégia mais utilizada, tanto por pais FO quanto FS, para resolução de problemas. Embora pareçam existir investimentos por parte dos pais, o que pode facilitar a comunicação com os filhos também, parece faltarlhes conhecimento e habilidades para uma análise efetiva das estratégias por eles selecionadas. Finalmente, é necessário que a sociedade seja informada sobre o campo de atuação e possibilidades da Psicologia, ao mesmo tempo em que tenha acesso aos conhecimentos produzidos pela análise do comportamento.

Biografia do Autor

Sílvia Cristiane Murari

Psicóloga. Docente da Universidade Estadual de Londrina. Mestranda em Psicologia. 

Carmen Garcia de Garcia de Almeida

 Docente da UniFil. Doutora em Psicologia. E-mail: carmen@sercomtel.com.br

Publicado
2020-04-02
Como Citar
Murari, S., & Almeida, C. (2020). Pais de famílias originais e de famílias separadas: um estudo comparativo das práticas educativas e do relacionamento com os filhos. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 19(37), 65-73. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1345/1235
Seção
Artigos