Modernidade e razão: continuidade e ruptura

  • Joaquim Pacheco de Lima

Resumo

A modernidade não chegou ao fim; meramente passa por uma crise interna. Oriunda de seu desenvolvimento e por adotar um modelo de racionalidade instrumental, que se tornou dominante, acabou obstruindo outros modelos de racionalidade possível. Na busca da gênese da idéia de modernidade filosófica fundamentada na razão, o Iluminismo é uma das fontes. A compreensão dos fenômenos e vivências na busca de significados, o itinerário  de surgimento e consolidação da modernidade, e os correspondentes modelos de racionalidade, têm como interlocutores Hume, Kant, Hegel. Embora divergentes e complementares, contrapõem a tradição metafísica de conhecimento.

##submission.authorBiography##

Joaquim Pacheco de Lima

Docente da Unifil dos Cursos de Pedagogia e Turismo. Pós-graduado em Filosofia e Sociologia. E-mail: joaquimpio@yahoo.com

Publicado
2020-04-02
Como Citar
LIMA, Joaquim Pacheco de. Modernidade e razão: continuidade e ruptura. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 19, n. 37, p. 3-15, abr. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1340>. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos