Paisagem urbana bases conceituais e históricas

  • João Henrique Bonametti

Resumo

O presente artigo desenvolve uma retrospectiva crítica a respeito da evolução histórica dos conceitos e dos padrões de arquitetura paisagística. O estudo começa com as primeiras manifestações de desenvolvimento urbano conhecidas, que datam da mais remota antiguidade, e segue pelas civilizações mais proeminentes desse período. Percorre a Idade Média e a Era Moderna, até chegar às últimas décadas do século XX e o alvorecer do XXI.

##submission.authorBiography##

João Henrique Bonametti

Arquiteto e urbanista. Docente do Curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR e do Centro Universitário Positivo – UniCenP, Curitiba, PR. Mestre pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo – EESC/USP. Doutorando pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto-Portugal. E-mail: pesquisa@filadelfia.br

Publicado
2020-04-02
Como Citar
BONAMETTI, João Henrique. Paisagem urbana bases conceituais e históricas. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 20, n. 38, p. 107-123, abr. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1332>. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos