O uso do gengibre como coadjuvante nas doenças inflamatórias como a osteoartrite e artrite reumatóide

  • Regiane Aparecida Marques Correia Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Dâmaris Baldassarre Cortez Centro Universitário Filadélfia (UniFil)

Resumo

A história nos mostra a busca do homem em transformar o alimento em fonte de saúde e longevidade. As plantas medicinais são capazes de aliviar ou até curar alguma enfermidade e possuem certa tradição de uso como remédio. O gengibre é uma planta medicinal nativa da Ásia, muito apreciado na culinária e seu uso fitoterápico é extenso, pois apresenta ações antiemética, antiinflamatória, antimicrobiana, antioxidante, hipolipidêmica, antitumoral e efeitos cardiotônicos. O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica que incluíram livros e artigos científicos, com o objetivo de verificar a eficácia do uso do gengibre e sua ação antiinflamatória como complemento no tratamento de doenças reumáticas como a osteoartrite e artrite reumatóide, avaliando seus possíveis efeitos colaterais, contra indicações e sua funcionalidade. Estudos descrevem um alívio significativo da inflamação e da dor, gerando melhora na qualidade de vida, pois a inflamação é a responsável pela dor nessas doenças e é o componente mais debilitante. Uma avaliação do peso e uma adequação na dieta são importantes na conduta nutricional, bem como, uma análise da ingestão de micronutrientes como as vitaminas C, D, K, os minerais ferro e cálcio e os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, aliados ao consumo do gengibre podem levar a redução dos sintomas como a inflamação e a dor, possibilitando uma melhora na qualidade de vida dessas pessoas. Contudo, ainda se faz necessário muitas pesquisas e estudos sobre o uso do gengibre nessas patologias, mas é algo promissor e encorajador, pois com o aumento da expectativa de vida, há um consequente aumento da incidência dessas doenças.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Discente do 4° ano do curso de Nutrição – Centro Universitário Filadélfia – UniFil. e-mail: regianeamc@hotmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Especialista em Nutrição Clínica e docente do curso de Nutrição – Centro Universitário Filadélfia – UniFil. e-mail: dbcortez@ hotmail.com

Publicado
2018-07-31
Como Citar
CORREIA, Regiane Aparecida Marques; CORTEZ, Dâmaris Baldassarre. O uso do gengibre como coadjuvante nas doenças inflamatórias como a osteoartrite e artrite reumatóide. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 31, n. 60, p. 73-82, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/133>. Acesso em: 15 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##