Os jogos sob diferentes vertentes: para além do ensino de Educação Física

  • Karina de Toledo Araújo

Resumo

No presente trabalho, defendemos a idéia de que os jogos possibilitam a estruturação do pensamento e o desenvolvimento dos diferentes aspectos do comportamento, em particular do desenvolvimento cognitivo. Para tanto, procuramos analisar os jogos sob três vertentes, a partir dos objetivos que estes apresentam. A primeira abordagem, baseada na teoria de Jean Piaget, é fundamentada na relação entre o aparecimento dos jogos espontâneos e o desenvolvimento da criança. A segunda e a terceira abordagens estão ligadas ao processo educacional, ou seja, os jogos enquanto instrumento de ensino e como conteúdo específico da aula, em especial, da disciplina de Educação Física. Finalmente, apresentamos uma organização metodológica de diferentes tipos de jogos com a finalidade de auxiliar o professor durante a identificação desses jogos com relação aos objetivos de suas aulas.

##submission.authorBiography##

Karina de Toledo Araújo

 Docente no Curso de Pedagogia do Centro Universitário Filadélfia - UniFil.   Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).   E-mail: katoledo@sercomtel.com.br

Publicado
2020-04-02
Como Citar
ARAÚJO, Karina de Toledo. Os jogos sob diferentes vertentes: para além do ensino de Educação Física. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 20, n. 38, p. 25-36, abr. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1325>. Acesso em: 04 jul. 2020.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##