Referencial teórico-metodológico: o emprego deste conceito no ensino e na pesquisa

  • Simone Varela

Resumo

O presente artigo tem como finalidade discutir as diferentes formas de apreensão da realidade que os distintos conceitos sobre método podem causar, tanto na pesquisa, quanto no ensino. A adoção de métodos adequados se constitui em um requisito fundamental para a atividade docente. Essa atividade não se restringe ao momento da mediação do conteúdo, mas se inicia com a pesquisa sobre o conteúdo a ser ensinado, com o conhecimento da forma como ocorre a aprendizagem dos conceitos pelos alunos e com a influência da experiência e dos aspectos histórico-culturais participantes destes processos.

##submission.authorBiography##

Simone Varela

Docente no Curso de Pedagogia do Centro Universitário Filadélfia - UniFil.   Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).   E-mail: monirela@sercomtel.com.br

Publicado
2020-04-01
Como Citar
VARELA, Simone. Referencial teórico-metodológico: o emprego deste conceito no ensino e na pesquisa. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 20, n. 38, p. 16-24, abr. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1324>. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos