Referencial teórico-metodológico: o emprego deste conceito no ensino e na pesquisa

  • Simone Varela

Resumo

O presente artigo tem como finalidade discutir as diferentes formas de apreensão da realidade que os distintos conceitos sobre método podem causar, tanto na pesquisa, quanto no ensino. A adoção de métodos adequados se constitui em um requisito fundamental para a atividade docente. Essa atividade não se restringe ao momento da mediação do conteúdo, mas se inicia com a pesquisa sobre o conteúdo a ser ensinado, com o conhecimento da forma como ocorre a aprendizagem dos conceitos pelos alunos e com a influência da experiência e dos aspectos histórico-culturais participantes destes processos.

##submission.authorBiography##

Simone Varela

Docente no Curso de Pedagogia do Centro Universitário Filadélfia - UniFil.   Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).   E-mail: monirela@sercomtel.com.br

Publicado
2020-04-01
Como Citar
Varela, S. (2020). Referencial teórico-metodológico: o emprego deste conceito no ensino e na pesquisa. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 20(38), 16-24. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1324/1214
Seção
Artigos