As relações familiares, a escola, e sua influência no desenvolvimento infanto-juvenil e na aprendizagem
Resumo
A disfunção familiar e suas repercussões na formação de sintomas em crianças e adolescentes no contexto escolar são assuntos amplos e complexos que merecem ser apresentados e pesquisados, em vista do nível elevado de crianças e jovens que apresentam dificuldades nesse campo do conhecimento. O objetivo desta pesquisa foi compreender a formação dinâmica do contexto familiar e seus reflexos no desenvolvimento infanto-juvenil e escolar. A metodologia que norteou o presente estudo foi a de Estudo de Caso, baseada nos pressupostos da psicanálise. A amostra da pesquisa foi composta por 13 famílias e 14 escolares, situados na faixa etária de 10 a 15 anos, apresentando queixas de dificuldades de aprendizagem. O estudo foi realizado no Serviço de Psicologia da UniFil – Centro Universitário Filadélfia em Londrina, Paraná, durante o ano de 2003. Para composição dos dados diagnósticos foram utilizados os seguintes instrumentos: Anamnese; a Hora do Jogo diagnóstica; Entrevistas com os adolescentes; Avaliação Familiar, segundo Soifer (1983); Levantamento da História Familiar dos pais; Entrevistas com Professores; e Técnicas Projetivas Gráficas: Procedimentos de Desenhos de Família com Estórias; Elaboração de laudos psicológicos; Entrevistas devolutivas aos pais e aos adolescentes e Recomendações Terapêuticas. Todos os dados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Concluímos que o prolongamento e a intensidade dos distúrbios nos escolares indicam a formação de um processo neurótico. As atitudes inadequadas dos genitores foram as principais responsáveis pela formação de distúrbios na conduta da criança e do adolescente em desenvolvimento. Os pais devem observar atentamente que a presença de sintomas em seus filhos pode significar problemas emocionais que devem ser levados a sério, e devem buscar orientação profissional e especializada. Os distúrbios elencados nesta pesquisa refletiram dificuldade genérica para a aprendizagem escolar ou para a conduta escolar normal.