Análise crítica teórica da evolução do conceito de clima organizacional

  • Edelvais Keller
  • Maria Aparecida Ferreira de Aguiar

Resumo

A proposta do trabalho é desenvolver uma análise crítica teórica da evolução do conceito de clima organizacional tendo, como base, estudos empíricos e autores que trouxeram contribuição para a evolução do conceito, especialmente, estudiosos do comportamento organizacional, das relações grupais e das organizações. Esta análise descritiva não se propõe a ficar somente na descrição, mas em ser um exercício hermenêutico crítico. A justificativa para este estudo fundamenta-se no crescente interesse, pelas organizações, pelo clima organizacional como mecanismo de gestão de recursos humanos, de melhoria de produtividade e da qualidade de vida no trabalho e nas organizações. A análise teórica crítica oferece indicadores não só da evolução do conceito, mas das características do que se entende por clima organizacional, o que possibilita a compreensão do fenômeno e das suas vicissitudes, além de facilitar a criação de metodologias adequadas para intervenção neste fenômeno. O estudo trabalha algumas distinções entre clima e cultura organizacional, possibilitando, com isto, estabelecer parâmetros e metodologias para seus estudos específicos.

Biografia do Autor

Edelvais Keller

Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Filadélfia – UniFil. Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-SP. E-mail: ekeller@onda.com.br

Maria Aparecida Ferreira de Aguiar

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo – USP. Docente do Programa de Mestrado em Administração da PUC-SP. Psicóloga organizacional.

Publicado
2020-04-01
Como Citar
KELLER, Edelvais; AGUIAR, Maria Aparecida Ferreira de. Análise crítica teórica da evolução do conceito de clima organizacional. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 20, n. 39, p. 91-113, abr. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1314>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos