Por uma proposta de alfabetização cidadã com crianças surdas

  • Renate Huhmann Klein

Resumo

O artigo que segue pretende analisar teoricamente a importância do processo de alfabetização das crianças portadoras de surdez, demonstrando como este processo pode auxiliar no fortalecimento de suas conquistas sociais. Correlacionado a isto, o texto tem a intenção de demonstrar como uma proposta de ensino formal para a criança especial pode estar interligada a um projeto de educação-cidadã mais amplo, para nós, condição imprescindível à igualdade de oportunidades que deve ser propiciada à criança portadora de surdez, que ainda hoje, infelizmente, sofre o peso do preconceito social.

##submission.authorBiography##

Renate Huhmann Klein

Acadêmica do 5º. Período do Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação Mãe de Deus. Estagiária voluntária do ILES - Londrina. E-mail: renate_huh@hotmail.com, Orientanda das professoras Ângela Maria de Sousa Lima e Andréia Maria Cavaminami Lugle. Este artigo é resultado de um primeiro trabalho de revisão bibliográfica da proposta de monografia da autora, em processo de elaboração, sobre a temática da alfabetização/educação de crianças surdas em Londrina.

Publicado
2020-04-01
Como Citar
KLEIN, Renate Huhmann. Por uma proposta de alfabetização cidadã com crianças surdas. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 20, n. 39, p. 61-70, abr. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1310>. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos