Gestão de custos: o OBZ - Orçamento Base Zero e a gestão do conhecimento como vertentes do sucesso empresarial
Resumo
Este trabalho consiste na elaboração de um modelo de controle gerencial de custos e orçamento utilizando como base os conceitos de OBZ – Orçamento Base Zero, adaptado ao funcionamento das empresas brasileiras dos setores comerciais e atacadistas de pequeno e médio porte. Implantado em 4 empresas nas regiões norte e oeste do Paraná, priorizando recursos e a qualidade, descentralizando operações e decisões, esclarecendo processos e promovendo a mudança da cultura organizacional, envolvendo toda a empresa e refletindo no desenvolvimento dos funcionários, descobrindo novos talentos, aprimorando o trabalho em equipe, criando assim, um ambiente de aprendizagem coletiva e pensamento sistêmico, utilizando-os como ferramenta de gestão de negócios e de pessoas para o desenvolvimento de um ambiente de inovação, propício à criação de novos e/ou melhoria de seus produtos e serviços, seguindo os preceitos da gestão do conhecimento. Este projeto é um “instrumento vivo” de gerenciamento que se ajusta às novas tendências, proporciona ao administrador um controle rígido dos gastos operacionais. Uma ferramenta de controle estratégico extremamente flexível que realiza previsões de acontecimentos e prepara a empresa para resolvê-los.