Cuidado domiciliar no sistema único de saúde

desafios familiares e de enfermagem

  • Fernanda Cristina Fortes Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Damares Tomasin Biazin Centro Universitário Filadélfia (UniFil)

Resumo

O cuidado prestado ao paciente no domicílio exige quase sempre uma dedicação integral dos familiares, gerando por vezes a sobrecarga, desgaste emocional e possivelmente o desequilíbrio entre os mesmos. O contexto familiar é o primeiro espaço de identificação e explicação do adoecimento de seus membros e, é onde os fatos aparecem com maior relevância. O impacto da doença recai sobre todos os membros da família, assim como a interação familiar exerce influência sobre a cura. Nesse contexto, objetivou-se através desta pesquisa bibliográfica, analisar e refletir os desafios familiares e de enfermagem no cuidado domiciliar. Foi possível concluir que tanto os familiares quanto os profissionais de enfermagem necessitam de um suporte emocional para lidar com as situações de rotina, pois os sentimentos e o vínculo afetivo influenciam na assistência direta e indireta prestada ao paciente.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeira. Especialista em Gerencia de Enfermagem na Saúde do Adulto e em Saúde Coletiva e Saúde da Família.

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeira. Orientadora. Docente do Curso de Especialização em Saúde Coletiva e Saúde da Família e Pró Reitora de Pesquisa e Iniciação Científica do Centro Universitário Filadélfia – UniFil.

Publicado
2018-07-17
Como Citar
Fortes, F., & Biazin, D. (2018). Cuidado domiciliar no sistema único de saúde. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 31(60), 37-48. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/129/125
Seção
Artigos