Alimentos transgênicos aspectos éticos, nutricionais e de segurança alimentar para o consumidor

  • Mário Sérgio Azevedo Resta
  • Tadeu Elisbão

Resumo

O texto apresenta e discute alterações de propriedades nutricionais dos alimentos provenientes de vegetais submetidos a técnicas da biotecnologia, como, por exemplo, a engenharia genética.  São abordados, especialmente, os impactos na segurança alimentar e no meio ambiente, com seus conseqüentes riscos para a saúde do consumidor. Avalia alguns dos principais benefícios e riscos potenciais inerentes à aplicação da manipulação gênica em alimentos destinados à alimentação humana, procurando dissecar a polêmica existente em torno do tema “alimentos transgênicos” de forma clara e imparcial. Conclui que tanto os benefícios da utilização da biotecnologia para o melhoramento das características nutricionais de alimentos, como os riscos potenciais apontados pelos opositores, são factíveis; contudo, a necessidade de se aumentar a quantidade e qualidade dos alimentos em função do crescimento populacional, justifica os esforços e as pesquisas visando a utilização maciça da biotecnologia para a produção de alimentos. Até o momento, os produtos obtidos a partir de plantas transgênicas têm sido exaustivamente ensaiados, mostrando-se seguros. Mesmo assim, os testes (imparciais) devem continuar.


 

Biografia do Autor

Mário Sérgio Azevedo Resta

Graduado em Zootecnia. Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos e Markiting interno. Especialista em Higiene e Ciência de alimentos pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil (2004). Consultor nas áreas de Alimentos e Gestão de Qualidade pelo SENAI. E-mail: mariosergio@folhaweb.com.br

Tadeu Elisbão

Doutor em Genética pela Universidade de São Paulo - USP. Docente da UniFil. Orientador da monografia que gerou o presente artigo. E-mail: ducarmo@sercomtel.com.br

Publicado
2020-03-30
Como Citar
Resta, M., & Elisbão, T. (2020). Alimentos transgênicos aspectos éticos, nutricionais e de segurança alimentar para o consumidor. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 21(40), 11-28. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1289/1180
Seção
Artigos